ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:

POSTADO EM 06 mar 2024

Extensão de 15 km do Rio do Peixe é analisada para estudo científico e desenvolvimento do meio ambiente municipal

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está realizando um amplo mapeamento da fauna e flora, além da análise da água do Rio do Peixe. O projeto, em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG – campus Urutaí), tem como objetivo preservar e identificar novas espécies aquáticas e plantas ao longo de um percurso aproximado de 15 km às margens do rio.

O Rio do Peixe desempenha funções vitais para a região, como lazer, hidratação dos animais e irrigação. A qualidade da água também é monitorada, com análises físico-químicas para estabelecer parâmetros que garantam a preservação do meio ambiente.

A análise da fauna já foi concluída, identificando-se as principais espécies que habitam o Rio do Peixe. Em 24 de março, dia da III corrida ecológica em celabração ao dia mundial da água, mais de 5.000 alevinos serão soltos no rio, contribuindo para a preservação das espécies nativas da fauna local.

O estudo envolve professores e alunos do curso de biologia do Instituto Federal de Goiás. A coordenadora do projeto e doutora em biologia vegetal, Tânia Maria Moura, destaca a importância da pesquisa científica: “A ausência de estudo pode comprometer espécies de plantas e animais encontradas aqui. Por isso, é importante mapear a flora e fauna, visando eventualmente reflorestar a vegetação nativa da região, que é composta por plantas típicas do cerrado”.

Prefeitura Municipal de Santa Cruz